Creating an Atlantic Ocean Community by Implementing the Galway and Belém Statements
LANG:
O que é uma Escola Azul?

A Escola Azul é a promoção de um projeto com abordagem baseada em problemas nas escolas, com forte ênfase na interdisciplinaridade e no desenvolvimento do pensamento crítico, pró-atividade e ação do(a)s aluno(a)s em relação ao oceano. É também uma oportunidade de promover e articular ações educativas de diferentes instituições colaboradoras, permitindo-lhes participar numa estratégia única e coordenada de Cultura Oceânica para as escolas. A Rede Escola Azul Atlântico reconhece as escolas que trabalham com a cultura oceânica, certificando-as por serem capazes de oferecer às suas comunidades conteúdos sobre o oceano associados ao currículo escolar.

Como fazer parte da Rede Rede Escola Azul Atlântico?

Para se juntar à Rede Escola Azul Atlântico, o primeiro passo é participar da Rede Nacional de Escolas Azuis em seu país.

Além disso, uma Escola Azul Atlântica deve participar de pelo menos um Desafio Atlântico lançado pela Rede Escola Azul Atlântico por ano. Um “Desafio Atlântico” é uma oportunidade para escolas de diferentes países se envolverem na mesma discussão, trocar conhecimentos entre os países e ter resultados semelhantes que mostram os potencial e a força de nossa rede.

Vamos lançar o nosso primeiro Desafio Atlântico em breve!

Como fazer parte de uma Rede Nacional de Escolas Azuis?

A estratégia da Rede Nacional de Escolas Azuis varia de país para país.

O tamanho de cada rede será diferente, dependendo do tempo de funcionamento nesta iniciativa e recursos disponíveis. Embora alguns países tenham inscrições abertas, outros trabalharão em um projeto piloto com escolas específicas durante 2021-2022. Por favor, veja como seu país está se organizando.

Cada país decidirá os critérios que devem ser alcançados para que uma escola seja considerada uma Escola Azul. Tais decisões dependerão da abrangência da rede local, dos recursos disponíveis e dos indicadores socioeconômicos.

Existe uma ampla diversidade de critérios nos quais cada país pode basear seu programa nacional. Por exemplo, isso pode incluir que todas as escolas que desejam ser uma Escola Azul Nacional devem:

a. envolver a comunidade local (escola, bairro);

b. explorar uma questão relacionada ao oceano, de interesse do(a)s aluno(a)s, preferencialmente abordando uma questão local relacionada ao oceano;

c. explorar o tema de forma interdisciplinar, com diferentes disciplinas trabalhando juntas para atingir o objetivo;

d. envolver alunos de diferentes séries ou níveis de ensino;

e. selecionar embaixadore(a)s da escola azul entre seus estudantes;

f. interagir com uma instituição colaboradora a nível nacional ou internacional;

g. encorajar o(a)s estudantes a liderarem ações práticas e de defesa do oceano;

h. comunicar sobre o processo de ensino e os resultados do projeto, levando-os a ir além da comunidade escolar;

i. envolver-se com outra escola que participa do programa, seja do seu país ou internacionalmente.

É importante lembrar que temos países em diferentes estágios de desenvolvimento neste processo, portanto a decisão de critérios é individual de cada país.

Embora cada país decida os critérios com base nos seus antecedentes, existem 2 critérios comuns a todas as redes nacionais, permitindo uma ligação comum entre todos os países no início da Rede Escola Azul Atlântico:

a. envolver a comunidade local (escola, bairro);

b. explorar uma questão relacionada à cultura oceânica;